9ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, de 30 de Março a 7 de Abril

9ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, de 30 de Março a 7 de Abril

TALE-OF-TALES-by-Matteo-Garrone-cr-Greta-De-Lazzaris

Em 2016, a 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano inaugura em Lisboa, de 30 de Março a 7 de Abril, apresentando o melhor do cinema produzido em Itália aliado à experiência daquilo que é ser-se italiano, através de momentos de cultura e de lazer apetecíveis que marcam a agenda cultural da cidade.

Para além de decorrer, como habitualmente, no Cinema São Jorge, onde no ano passado contou com 11 000 espectadores, o festival realiza-se, este ano pela primeira vez, nos Cinemas UCI – El Corte Inglés, com uma programação especial. Segundo Stefano Savio, diretor do 8 ½, “com esta presença, procuramos chegar a pessoas que, por vezes, estão distantes do circuito dos festivais de cinema e que desejamos integrar no nosso público e no espírito da Festa”.

O filme de abertura da 9ª edição do festival é a aguardada ante-estreia, em parceria com a NOS Audiovisuais,  de Il racconto dei racconti (Tales of Tales/O Conto dos Contos), de Matteo Garrone, realizador dos premiados Gomorra e Reality – A Grande Ilusão. O filme, que concorreu à Palma de Ouro do Festival de Cannes 2015, é inspirado nos contos de fadas clássicos italianos e conta com um elenco de exceção, onde se destacam Salma Hayek, Vincent Cassel e Toby Jones, nos papéis principais.

082_EttoreScole

A Festa do Cinema italiano faz também uma homenagem a Ettore Scola, um dos grandes mestres do cinema italiano, falecido no passado dia 19 de Janeiro e cujo último filme, Que estranho chamar-se Federico foi exibido em ante-estreia na edição passada do festival. Scola assinou alguns dos filmes mais icónicos da cinematografia transalpina, obras-primas como o vencedor do prémio Cesar Tão Amigos Que Nós Éramos, o enorme sucesso de público Feios, Porcos e Maus, e os nomeados aos Oscars e à Palma de Ouro de Cannes: Um Dia Inesquecível, O Terraço e A Família.

Destaque ainda para o espaço que a Festa do Cinema Italiano dá regularmente aos grandes sucessos internacionais da sua cinematografia. Após exibir, nas passadas edições filmes como O Leopardo e Cinema Paraíso, este ano, apresenta uma nova versão, digital, de um dos filmes mais amados pelo público português, vencedor de três Oscars A Vida é Bela, de e com Roberto Benigni.

Outra das novidades da edição de 2016 é a expansão da Festa por um número ainda maior de cidades portuguesas, que expressa o evidente crescimento e ambição da organização. O encantamento, a surpresa e as maravilhas de Itália acontecem assim, para além de Lisboa, em Cascais, de 15 a 17 de Abril, Coimbra, de 18 a 20 de Abril, Porto, de 21 a 24 de AbrilLoulé, de 12 a 14 de Maio, Caldas da Rainha, de 13 a 15 de Maio, entre outras, cujas datas serão anunciadas em breve.

Os bilhetes têm um preço a partir dos 4,00€ e serão anunciadas mais novidades nas próximas semanas, que podem ser também acompanhadas no site oficial e na página de Facebook.

Lúcia Gomes

Tem opinião sobre tudo.
É uma perigosa subversiva.
Não gosta de Woody Allen nem de governos de direita.
Adora frio e chuva.