Flashback: El Secreto De Sus Ojos

Flashback: El Secreto De Sus Ojos

o-segredo-dos-seus-olhos

El Secreto De Sus Ojos é um filme imperdível com uma das melhores sequências cinematográficas num estádio e no qual o futebol ocupa um papel determinante no desenrolar da intriga.

“Pero hay una cosa que no puede cambiar. No puede cambiar de pasión.”

Co-produzido pela Argentina e Espanha em 2009, El Secreto De Sus Ojos é baseado no livro La Pregunta de Sus Ojos de Eduardo Sacheri, publicado em 2005. Sacheri e Campanella criaram o argumento. O filme passa-se na Argentina durante um período de 25 anos. Um crime que tem lugar em 1974 ficará pendente até 1999, 25 anos depois. Este crime sucede durante uma época violenta da história da Argentina, que ficou conhecida como Guerra Suja, na qual a criminalidade passava muitas vezes impune. Foi uma fase de terrorismo estatal contra os dissidentes políticos de esquerda. Milhares de pessoas morreram ou desapareceram e o Governo não hesitava em usar violência ou em quebrar as leis do país para atingir os seus objectivos.

ElSecretoDeSusOjos2

O filme foi muito bem recebido. Na Argentina continua a ser o segundo filme mais visto de sempre, apenas ultrapassado por Nazareno Cruz y el Lobo de 1975. El Secreto De Sus Ojos recebeu o Óscar de melhor filme estrangeiro em 2010, vencendo filmes como Das Weisse Band (Michael Haneke) ou Un Prophète (Jacques Audiard). Foi o segundo filme argentino a receber o Óscar, depois de La Historia Oficial de Luis Puenzo de 1985. Recebeu também o prémio Goya para melhor filme estrangeiro em língua espanhola. Foi também um sucesso junto da crítica internacional e das audiências. Classificado com 8.2 no IMDB, está no lugar 133 do Top 250. Tem 81/100 no Metacritic e 91% no Rotten Tomatoes.

Juan José Campanella (55 anos) teve a sua primeira aventura cinematográfica com uma curta-metragem quando tinha 20 anos, em 1979. No ano seguinte partiu para os Estados Unidos da América para estudar cinema e em 1984 realizou o seu primeiro filme, um documentário. Nos anos 90 dirigiu dois filmes nos Estados Unidos da América e começou a realizar para televisão, também por terras do Tio Sam. Tivemos de esperar até 1999 para ver o seu primeiro filme argentino de ficção: El Mismo Amor, La Misma Lluvia. Neste filme tem a sua primeira colaboração com os que viriam a ser as estrelas de El Secreto De Sus Ojos 10 anos mais tarde: Ricardo Darín e Soledad Villamil. Darín também foi o protagonista em duas outras películas de Campanella: El Hijo de la Novia (2001) e Luna de Avellaneda (2004). Ambos os filmes são adoráveis, nomeadamente El Hijo de la Novia e revelavam já o talento magnético de Campanella.

ElSecretoDeSusOjos1

El Secreto De Sus Ojos é sobre paixões. Paixões que não podemos mudar, paixões que nos irão trair e – em última instância – representam aquilo que somos. Gómez tem duas paixões que serão os principais gatilhos para o desenrolar do filme. Morales tem a sua adorada paixão, tão compreensível – de certa forma – para o espectador. Esposito tem a sua paixão que sobrevive através do tempo e através de muitos obstáculos e é o condutor inspirador do filme. Sandoval tem a sua demoníaca e traiçoeira paixão. E, há, talvez, a mais forte de todas as paixões: um tipo diferente de paixão, a amizade entre Esposito e Sandoval. Estas relações e sentimentos fortes estão presentes ao longo de toda a história, traindo frequentemente estas personagens, mas dando também sentido às suas próprias vidas. E ao filme!

Seria de esperar que tivéssemos Eduardo Blanco no papel do colega e amigo de Ricardo Darín, visto que esse actor colaborou com Campanella em cinco dos seus filmes. No entanto, Pablo Sandoval é brilhantemente interpretado pelo comediante Guillermo Francella. Irrepreensivelmente divertido, o nosso afecto pela personagem vai crescendo à medida que o filme avança até atingir uma tocável admiração. O assassino interpretado por Javier Godino é notável. O espectador é compelido a odiar aquele sacana safado e ao mesmo tempo a sentir uma gota de compaixão para com ele. Os olhos do actor parecem falar e proporcionam-nos algumas das cenas mais perturbantes do filme. O marido desolado interpretado por Pablo Rego é uma personagem comovente, cuja dor é profundamente inconsolável e notória não só através da sua expressão facial, mas através de toda a sua linguagem corporal. Soledad Villamil tem uma interpretação estrondosa como Irene, uma personagem que parece ser o protótipo da mulher ideal. Faz-nos compreender o porquê de a paixão de Esposito conseguir sobreviver à passagem do tempo. Ricardo Darín é o elo de ligação entre todas estas personagens e a sucessão de eventos. De certa forma, vemos a acção pelos seus olhos e é fácil identificarmos-nos com ele, não só pela maneira como a personagem foi escrita, mas também porque o actor é extremamente talentoso e tem a capacidade de criar empatia com o espectador, o que valoriza bastante os filmes em que participa. Liliana Colotto tem um encantador e inesquecível sorriso que nos assombra depois desta mágica experiência de cinema.

ElSecretoDeSusOjos3

O filme é também famoso por uma sequência de cinco minutos que foi uma incrível concretização técnica. A cena capta um estádio de futebol inteiro (o estádio do clube Huracán) enquanto uma disputa está a decorrer. A câmara aproxima-se do estádio, mergulha, atravessa o campo por entre os jogadores e encontra Benjamin no meio da multidão. Em seguida, a câmara faz um movimento circular à volta de Benjamin e segue-o enquanto ele percorre as bancadas até encontrar o suspeito, concluindo com uma perseguição que acaba a meio do campo de futebol. Foram necessários três meses para a pré-produção desta cena, três dias para as filmagens e nove meses para a pós-produção. Duzentos figurantes fizeram parte das filmagens e os efeitos visuais transformaram esses duzentos em cinquenta mil fãs.

O argumento de Campanella e Eduardo Sacheri é perfeito em cada linha, em cada cena, a maneira como o tempo corre para a frente e para trás, a alternância entre cenas hilariantes e cenas dramáticas e a surpreendente revelação final. Campanella tem um trabalho de realização notável neste projecto, ligando todos os pormenores na construção de um filme sólido e intemporal. Uma palavra especial para o detalhe da máquina de escrever e o magnífico significado das letras T E M O, do qual só nos apercebemos perto do final.

El Secreto De Sus Ojos, sendo tão jovem, é já um clássico. Como um jogo de futebol, o filme é uma roda-viva de emocões que culmina com um apoteótico desfecho. Apaixonante!