O cinema português no estrangeiro

liberdade

Três filmes portugueses vão ser exibidos no festival de cinema de Locarno, que começa hoje na Suíça, e que tem  o produtor Paulo Branco como presidente do Júri.  Os filmes são : “Liberdade”, de Gabriel Abrantes e Benjamin Crotty, “É na terra não é na lua”, de Gonçalo Tocha e “Alvorada Vermelha”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

Gabriel Abrantes em 2010 foi premiado com o Leopoardo de Ouro no festival de Locarno com o filme, ” A History of Mutual Respect”.

O filme “Alvorada Vermelha”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que venceu este ano o prémio de melhor curta-metragem nacional no IndieLisboa.

“É na terra não é na lua”, de Gonçalo Tocha é um filme dedicado à descoberta do “novo jovem cinema”.

E assim, aos poucos o cinema português vai  “espalhando” a sua magia pelo mundo.  A palavra “Portugal” nos jornais internacionais vem quase sempre com a palavra “crise” a acompanhar. Estamos num mundo que o dinheiro domina, afinal de contas.  Mas quando a notícia é sobre a arte que o nosso país leva para o estrangeiro é agradável ver que, apesar de todos os problemas monetários e psicológicos que a crise arrasta, ainda há imaginação e talento que fazem engrandecer a cultura portuguesa internacionalmente.  Filmes com bons argumentos e histórias inteligentes ; filmes que não atraem o público apenas por ter mulheres nuas ou armas mas sim, porque  possuem a técnica profissional e ficcional para cativar o espectador. O cinema nacional ao longo dos anos cada vez mais  assume um nível mais elevado na qualidade. Em consequência,  surgem mais festivais cinematográficos no nosso país que vão subindo o panorama cultural. Tudo se interliga e no final o resultado vê-se nas opiniões, prémios e elogios que nos vão chegando do estrangeiro.

 Obrigado pelo bom cinema e força para os futuros realizadores portugueses.

Texto por Débora Pereira 

Arte-Factos

Webzine portuguesa de divulgação cultural. Notícias, música, cinema, reportagens e críticas. O melhor da cultura num só lugar.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube