
Joseph Gordon-Levitt: o novo menino bonito
Tem 31 anos e uma carreira de fazer inveja a muitos. Joseph Gordon-Levitt é, sem qualquer dúvida, um dos melhores actores da sua geração.
Desde muito novo que se habituou a lidar com câmaras, apesar de sempre ter dito que não lidava bem com a fama. Com seis anos já começava a dar nas vistas em filmes feitos para TV. Mas foi em 1996 que, com apenas quinze anos, saiu definitivamente do anonimato. O inesquecível papel de Tommy Solomon em 3rd Rock From the Sun, série de comédia que contava a história de uma família de extraterrestres que se tentavam adaptar a todo o custo aos hábitos Humanos, conferiu-lhe o bilhete para voos mais altos. Num elenco de luxo, onde contracenou ao lado de John Lithgow ou Kristen Johnston, destacou-se e algo já fazia prever que a sua estrelinha brilhava forte.
Em 1999 entrou no blockbuster 10 Things I Hate About You, ao lado do saudoso Heath Ledger e Julia Stiles. No entanto, rapidamente fugiu deste registo, refugiando-se em filmes de carácter bastante mais sério. Vejam-se os casos de Manic ou Mysterious Skin, filmes bastante aclamados pela crítica, com uma exemplar representação de Gordon-Levitt, onde assumiu o papel de protagonista. Ambas as películas têm vindo a passar praticamente despercebidos entre nós, mas são dignos de registo.
A glória mundial não havia de tardar a voltar com toda a força. 2009 foi o ano de (500) Days of Summer, um dos mais aclamados filmes “alternativos” dos últimos tempos. Lado a lado com a bela Zooey Deschanel, protagonizaram uma comédia dramática tocante, que conta a história de (não) amor entre Tom e Summer.
A verdade é que se dúvidas haviam quanto ao talento eminente de Gordon-Levitt, qualquer dúvida acabaria por se dissipar com este filme que inclusivamente lhe valeu uma nomeação para um Globo de Ouro. A partir daqui, quase ganhou toque de midas e basta aparecer o seu nome para que o lançamento seja digno de destaque ou para que se torne um excelente nice to have em qualquer elenco de grandes filmes. Para o primeiro caso, lembremo-nos de 50/50, que poderia muito bem ter passado ao lado de muito boa gente. Gordon-Levitt interpreta Adam Lerner, um jovem de 27 anos que, de um dia para o outro, vê a sua vida dar uma volta quando descobre que tem cancro. A forma como a história está montada, com uma sensibilidade extrema para abordar o tema, atribui ao filme um toque de magia especial, não sendo por isso de espantar que tenha sido considerado um dos melhores de 2011.
À parte de todo o cenário de comédias dramáticas, há ainda a destacar que Gordon-Levitt se pode ter tornado num dos novos meninos de eleição de Christopher Nolan. Primeiro a mega produção Inception, onde interpretou Arthur, um dos “ladrões” de sonhos e braço direiro de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio). E depois The Dark Knight Rises, onde tem a seu cargo um papel muito mais importante do que à primeira vista possa parecer.
Este ano parece ter trazido mesmo a Joseph Gordon-Levitt ventos de boa sorte. Se The Dark Knight Rises, filme que encerra a trilogia do Batman reinterpretada por Nolan, é, para muitos, um dos filmes do ano, Looper não lhe fica atrás, sendo um dos mais aguardados para esta recta final de 2012. O filme, com estreia marcada para 11 de Outubro nas salas nacionais promete salas cheias durante os próximos tempos.
E rejubilem os fãs do actor que o podem ver a partir de quinta feira em dose dupla nos ecrãs. Na semana passada havia já estreado Premium Rush, também com Gordon-Levitt a assumir o papel principal num filme que promete muita acção e emoção do início ao fim.
Texto por Cláudia Filipe