Top 10 de 2013 por Rita M. Fonseca

Top 10 de 2013 por Rita M. Fonseca

Com a chegada do fim do ano optei por, num carácter mais pessoal, escolher alguns dos momentos/pessoas mais importantes na moda de 2013, tanto no parâmetro internacional como nacional. Foi um ano repleto de novidades, emergências de novos designers, modelos, parcerias entre algumas marcas e uma visão mais ambientalista, mas sempre cheio de glamour, elegância, criatividade e, claro, radicalismo. Este é o melhor da moda de 2013.

#10 Vogue Festival 2013

Um festival de moda! Nem é preciso dizer muito mais, mas o festival Vogue entra no meu top porque não faria sentido se não entrasse. Ainda que não seja algo exclusivo deste ano não pode deixar de ser mencionada a segunda edição do mais empolgante festival de moda. O evento contou com painéis de discussão com os mais influentes designers, fotógrafos e modelos, desde Donatella Versace e Michael Kors a Alexa Chung e Annadella Russo. Um verdadeiro marco no ano de 2013. E a edição de 2014 já tem data prevista para 29 e 30 de Março, neste ano em parceria com a Harrods e a ter lugar no Queen Elizabeth Hall, no Southbank Centre de Londres.

#9 A emergência dos bloggers

Já não é uma grande novidade a importância que os bloggers adquiriram no mundo da moda. As pessoas olham para eles como alguém confiável no que está in ou out, são os nossos trendsetters! Este ano ganham especial destaque pela emergência das principais bloggers a estilistas. Chiara Ferragni, a famosa Blonde Salad, lançou a sua própria colecção de sapatos em 2010 e o seu sucesso aumenta cada vez mais. Também a blogger espanhola Gala Gonzalez, colaborou com a Mango e voltará a colaborar numa colecção de acessórios para a Mango Touch. E são cada vez mais as bloggers que ou lançam a sua própria marca ou são convidadas para colaborar numa. Estratégia de marketing ou não, continuamos à espera de novidades das principais trendsetters.

#8 25 anos de Nuno Gama

Um dos momentos que não podia faltar neste top são os 25 anos de carreira de Nuno Gama e os 20 anos de marca que celebrou este ano. Esperava-se um arquitecto mas acabou por se tornar num dos maiores nomes da moda nacional. E, em jeito de celebração, fechou a 40ª edição do ModaLisboa com um colecção intitulada Icosaedro, um poliedro de 20 faces que simboliza os 20 anos da marca.

#7 LVMH aposta em jovens designers

Um dos picos, que também vai um pouco ao encontro daquilo que o Sangue Novo (ModaLisboa) e o Bloom (Portugal Fashion) fizeram ao longo deste ano, foi a aposta da LVMH nos talentos dos jovens designers, e é por esta razão que entra neste top. Este ano, a LVMH começou com uma iniciativa de premiar os designers emergentes no mundo da moda, assim como dar a oportunidade a três licenciados em design de moda de pertencer ao grupo LVMH durante um ano, juntamente com 10.000€ a cada um. O grupo LVMH é actualmente composto por Nicolas Ghesquière (Louis Vuitton), Marc Jacobs, Karl Lagerfield, Humberto Leon e Carol Lim (Kenzo), Phoebe Philo (Céline), Raf Simons (Dior), Riccardo Tisci (Givenchy), Delphine Arnault e Pierre-Yves Roussel. As candidaturas já estão em aberto e o vencedor será anunciado em Maio de 2014.

#6 Saída de Marc Jacobs da Louis Vuitton

Após dezasseis anos como director criativo da marca Louis Vuitton, Marc Jacobs sai e deixa um marco não só na marca como também na moda. Não é novidade nenhuma que Jacobs é um dos maiores ícones da moda actual e esta saída já tinha sido especulada em 2011 quando John Galliano saiu da Dior e se pensou que Jacobs iria suceder-lhe, mas tal não aconteceu. O estilista retirou-se para que se pudesse concentrar mais na sua própria marca, Marc by Marc Jacobs. Quanto ao seu sucessor é Nicolas Ghesquière e já tem a aprovação de Jacobs.

#5 Sangue Novo & Bloom

A aposta nos novos talentos nacionais está a tornar-se cada vez maior e por isso entra como um dos momentos importantes da moda nacional em 2013. É importante existir este investimento como o ModaLisboa fez com a iniciativa Sangue Novo e o Portugal Fashion com o Bloom. A aposta nos novos talentos é fundamental para que a moda nacional progrida cada vez mais e se consiga fazer com que Portugal se torne num dos principais fashion centres europeus como Inglaterra, Itália, França e Espanha.

#4 Sara Sampaio

Sara Sampaio é mais um verdadeiro caso de sucesso overseas. A modelo tem tido um ano de ouro, desfiles e mais desfiles, campanhas publicitárias, mas o verdadeiro pico de Sara Sampaio este ano foi, sem dúvida, o desfile para a Victoria’s Secret. Um sonho que a modelo tinha já há algum tempo e que se concretizou no mês passado, mostrando o quão óptima profissional se está a tornar e não pára de evoluir. Em 2014 contamos com um ano ainda com mais surpresas por parte da modelo portuguesa.

#3 Damien Hirst & McQueen

Uma parceria que me deixou totalmente radiante. Já era uma colaboração que esperava há algum tempo, por isso não posso esconder o meu entusiasmo quando finalmente aconteceu no fim deste ano. Ainda que não seja a verdadeira parceria entre Damien e Alexander, mas Sarah Burton soube trazer a essência da marca e juntá-la com o talento de Hirst. A colaboração assinala os dez anos da mais mítica peça de McQueen, o lenço de crânios, e apresenta uma coleção de 30 lenços que combina os estilos do artista com o estilo da marca.

#2 Cara Delevingne

A it girl de 2013! A modelo britânica já tinha experienciado um ano cheio de sucessos em 2012, mas 2013 está a ser o seu verdadeiro ano. Modelo, atriz, cantora, Cara é uma caixinha de surpresas e quando pensamos que não nos pode surpreender mais arranja sempre maneira. Chamam-lhe de nova Twiggy mas é apenas Cara e isso por si já começa a dizer muito por si só. Desde a Burberry à Victoria’s Secret, das passerelles à música, passando pelos filmes Anna Karenina ao The Face of an Angel, que irá estrear nas salas de cinema em 2014.

#1 Nomeação de Marques’Almeida para os British Fashion Awards

É um verdadeiro some e segue para esta dupla! Marta Marques e Paulo Almeida, que começaram a trabalhar juntos em Abril de 2011, não param de crescer e de se tornar mais reconhecidos não só em Portugal como internacionalmente, e esta nomeação é a prova disso. Na categoria de Talento Emergente da Moda Feminina, os portugueses foram nomeados para a mais importante cerimónia de entrega de prémios do mundo da moda. Infelizmente, Simone Rocha, a irlandesa filha de descendência macaense, arrecadou o prémio, mas não deixa de ser uma vitória para a moda portuguesa.

Arte-Factos

Webzine portuguesa de divulgação cultural. Notícias, música, cinema, reportagens e críticas. O melhor da cultura num só lugar.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube