Harvard na Gulbenkian - Memory Believes Before Knowing Remembers

Harvard na Gulbenkian – Memory Believes Before Knowing Remembers

Harvard na Gulbenkian

Sob o lema Memory Believes Before Knowing Remembers, a terceira semana do ciclo de cinema Harvard na Gulbenkian convida Susana de Sousa Dias, Patrício Guzmán e Son-Mi-Yoo para estarem à conversa com os espectadores.

Retomando os sempre actuais temas subordinados aos sistemas políticos ditatoriais, este ciclo relembra o impressionante filme de Susana de Sousa Dias sobre os presos políticos durante o fascismo em Portugal. Um filme doloroso e cru pelo testemunho das atrocidades cometidas contra os defensores da liberdade.

Também, depois do espaço dedicado em 2013 pelo Doc’ Lisboa, 41 anos passados sobre o assassinato de Salvador Allende e a instauração de uma das mais duras ditaduras de todo o mundo, a Fundação Calouste Gulbenkian exibe vários filmes do realizador chileno Patricio Guzmán. Desde a sua abordagem política e documental aos dias do assassinato e os dias que se lhe seguiram, à viagem pelo deserto de Atacama, onde jazem milhares dos cidadãos chilenos mortos e desaparecidos durante o regime de Pinochet e onde astrónomos se dedicam à pesquisa profunda sobre as origens do universo e da vida.

Mais informações  podem ser consultadas aqui.

Arte-Factos

Webzine portuguesa de divulgação cultural. Notícias, música, cinema, reportagens e críticas. O melhor da cultura num só lugar.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube