Músicas da Semana #125

Escolhas de a Jigsaw:

Timber Timbre

Timber Timbre – Magic Arrow
Ouvi esta canção muito recentemente e nem sei o suficiente acerca da banda para me pronunciar acerca do trabalho deles. Mas há aqui muito boas ideias. Tanto na linha do baixo como na guitarra que vai aparecendo a espaços tal como o wurlitzer. E por fim, o que sela a escolha é a letra da música que está tão bem urdida.

Tiguana Bibles – Lost Words
Poderia ter escolhido esta música apenas pela simples razão de que três dos membros dos extintos Tiguana Bibles (Victor Torpedo, Pedro Serra, Tracy Vandal) fazem agora parte da nossa banda de suporte THE GREAT MOONSHINERS BAND. Também o poderia fazer porque o Augusto Cardoso que pertenceu aos Tiguana também foi um a Jigsaw no passado. E ainda seria boa razão o facto de termos feito uma versão nossa desta música que editamos há dois anos numa cassete. Mas não, escolho esta música por ser realmente algo extraordinário e por a andar a ouvir nos nossos ensaios de preparação dos nossos concertos dos 15 anos de a Jigsaw.

Duke Ellington – Le Fleurs Africaines
Quando ao Duke se juntam o Max Roach e o Charlie Mingus, só podia dar nisto. Uma peça belíssima à qual é impossível permanecer indiferente. Uma música para aquecer o coração nesta altura tão fria do ano.

Ben Weaver – Divided By Animal Master
Qualquer altura é boa para ouvir o Ben. E esta ainda melhor porque é a primeira faixa do seu último álbum ‘I would rather be a buffalo’ editado há pouco mais de um mês. Brilhante músico que desta vez resolveu gravar num estábulo convertido em estúdio. Até se ouvem as galinhas. E entre cacarejares pode-se ouvir esta música soberba.

Gregory Page – Bird in a Cage
Artista fenomenal que assina aqui uma das músicas que mais me apanhou de surpresa nos últimos tempos. Uma letra magnífica acompanhada por um arranjo cordas assombroso. É sempre bom revisitar esta pérola. Obrigatoriamente uma vez por semana.

Escolhas de Cláudia Andrade:

London Grammar

London Grammar – Wasting My Young Years
Voltei a pegar no “If You Wait”, álbum de 2013 que só conheci este ano e pelo qual me apaixonei perdidamente. Esta música tem tanto de triste como tem de bonita e foi sem dúvida uma excelente companhia nestes dias tristes.

Exitmusic – The Cold
Esta semana fui presenteada com este projecto. Para fãs de Zola Jesus, é sem dúvida um “must listen”.

Ryuichi Sakamoto – Merry Christmas Mr Lawrence
Chegou aquela altura do ano em que todos partilhamos músicas de Natal e desejamos paz e amor a todos aqueles que nos são queridos. Esta é a minha preferida.

SUMAC – Thorn in the Lion’s Paw
Aaron Turner está de volta com SUMAC, que a Noisey descreveu como “mais pesado que um saco de martelos”. Posto isto, já sabemos com o que contar. Ide ouvir.

Chelsea Wolfe – Pale on Pale
Voltei a pegar na playlist “Nighttime at the Roadhouse” e fui desencantar esta Pale on Pale. Nunca pensei que uma música de Chelsea Wolfe pudesse passar no Twin Peaks, mas o que é certo é que funcionava perfeitamente.

Escolhas de Hugo Rodrigues:

Thrice

Thrice – Carol Of The Bells
Todos os anos esta versão tem que rodar por aqui nesta altura do natal. Alguns têm a Mariah, eu tenho os Thrice.

Noiserv – Bullets On Parade
Em plena greve do metro, atravessar a cidade para chegar ao concerto de Noiserv no Jardim de Inverno do São Luiz revelou-se um desafio interessante. E apesar de tudo, valeu totalmente a pena. Cenário bonito, grande proximidade e um excelente serão musical. Escolhi este tema porque aparentemente já foi confundida com a música dos Rage Against The Machine e isso fez-me também ter vontade de voltar a pegar neles.

Rage Against The Machine – Bulls On Parade
Ups, parece que expliquei em cima esta escolha.

La Dispute – Woman (Reading)
Os La Dispute são já há alguns anos uma das minhas bandas preferidas e por isso, de uma forma ou outra, estão quase sempre presentes. Esta semana lançaram um vídeo para a “Woman (Reading)”, uma das grandes músicas do seu disco deste ano, e daí o destaque.

Norma Jean – Robots 3, Humans 0
Quando as máquinas finalmente subirem ao poder, este vai ser o resultado. Do jogo de futebol amigável que irão fazer contra uma equipa de humanos, claro.

Escolhas de Cláudia Filipe:

©Ryan Russell

©Ryan Russell

Death Cab For Cutie – I Will Follow You Into the Dark
Esta semana alguém me disse com muita razão: “quando as pessoas chegam a uma certa idade, começamos a acreditar que são eternas”. Infelizmente, não é assim. É gigante a dor e o vazio que fica quando se perde alguém que nos criou. As saudades são imensas, mas onde quer que estejas, espero que estejas bem e fiques sempre por perto.

Bill Fay – The Healing Day
Pelos dias melhores.

The Decemberists – Lake Song
Já cheira a 2015 com novo álbum de The Decemberists a espreitar. Esta Lake Song é lindíssima.

Mono – Pure As Snow (Trails of the Winter Storm)
O Inverno vem frio, tal como manda a tradição de Natal.

Calexico – Green Grows the Holly
A todos os que por aqui passam e que perdem mais do que dois minutos a ler-nos: que tenham um feliz Natal. Vemo-nos em 2015!

Arte-Factos

Webzine portuguesa de divulgação cultural. Notícias, música, cinema, reportagens e críticas. O melhor da cultura num só lugar.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube