Hiss Golden Messenger no Musicbox (16/12/2014)

Hiss Golden Messenger no Musicbox (16/12/2014)

Hiss Golden Messenger

Texto por Miguel Correia de Sá

Foi ao sabor de uma Heineken que o duo norte-americano Hiss Golden Messenger  se estreou na passada terça-feira no Musicbox Heineken Series para apresentar o seu mais recente disco, Lateness of Dancers. Lisboa recebeu o folk de M.C. Taylor e Scott Hirsch combinados com as melodias do músico Phil Cook.

A casa compunha-se para ouvir os sons também do primeiro LP, Poor Moon, que desde 2011, tem caído no gosto da crítica especializada, fazendo do duo uma banda de referência na música popular americana. Pelo repertório podemos escutar Southern Grammar, a conhecida Call Him Daylight ou Sufferer, e com Blue Country Mystic e Jesus Shot Me in the Head conseguimos chegar aos sons característicos dos estados norte-americanos mais a sul, criando uma ponte entre o rock do anos 70 e o country, mesclada com uns sons mais electrónicos.

O concerto seguiu com Saturday’s Song, mais uma das faixas de Lateness of Dancers, continuando assim com a exploração da música tradicional americana, do folk e do country. O público reagiu de forma entusiasta a Mahogany Dread seguindo-se Lucia, faixa de abertura do álbum lançado este ano.

Em cerca de duas horas aconteceu ali algo de mágico, com as letras a traduzirem os nossos relatos, as nossas vivências, ficando cada melodia e composição transpostos nos nossos sentimentos e emoções. São estas características inatas que marcam a personalidade de homens como MC Taylor ou Phil Cook, tirando proveito das suas experiências e fazendo delas uma linguagem transversal.

Durante o resto do concerto tivemos ainda oportunidade para escutar Oh Little Light, Busted Note e Super Blue. O duo norte-americano irá lançar o novo EP, Southern Grammar em Fevereiro de 2015, havendo uma espécie de aura surpreendente em torno deste que confunde as expectativas com que se olham e tocam a música popular e tradicional.

Arte-Factos

Webzine portuguesa de divulgação cultural. Notícias, música, cinema, reportagens e críticas. O melhor da cultura num só lugar.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube