
Portugueses pelo mundo?
É verdade, o cinema português anda a arrecadar prémios por todo o lado. E quase nos nossos antípodas (mesmo ali ao lado), na Austrália, a trilogia As Mil e Uma Noites de Miguel Gomes, venceu o prémio do Festival de Cinema de Sidney.
O Desolado, O Inquieto e O Encantado, que irão abrir as hostes em Vila do Conde, foram considerados filmes «de ambição e visão política que confronta, frustra e fascina – e que, por fim, relembra-nos que o cinema continua a ser um veículo poderoso para examinar a condição humana», afirmou a presidente do júri, Liz Watts.
Mas os prémios não ficam por aqui.
Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa, depois do Brasil, Suíça, Grécia (Recife, Locarno e Atenas) e das várias distinções na imprensa cinematográfica internacional, venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Cinema Internacional de Madrid, que encerrou no sábado com uma homenagem a Manoel de Oliveira.
Resta é saber se por cá, além do circuito dos festivais, os filmes portugueses vão, finalmente, fazer parte constante das exibições nas salas de cinema.
Notícias relacionadas:
– NY Portuguese Short Film Festival em Lisboa
– “Pára-me de Repente o Pensamento” em festivais internacionais
– Cinema português em destaque na 1ª edição do Filmadrid
– Cinema português pelo mundo
– Cinema Português em retrospectiva no Harvard Film Archive
– João Viana em Cannes
(e depois há aquela vez em que perdemos a cabeça e demos 10/10 a um filme português!)