Portugueses pelo mundo?

Portugueses pelo mundo?

as1001noites_trailer

É verdade, o cinema português anda a arrecadar prémios por todo o lado. E quase nos nossos antípodas (mesmo ali ao lado), na Austrália, a trilogia As Mil e Uma Noites de Miguel Gomes, venceu o prémio do Festival de Cinema de Sidney.

O Desolado, O Inquieto e O Encantado, que irão abrir as hostes em Vila do Conde, foram considerados filmes «de ambição e visão política que confronta, frustra e fascina – e que, por fim, relembra-nos que o cinema continua a ser um veículo poderoso para examinar a condição humana», afirmou a presidente do júri, Liz Watts.

Mas os prémios não ficam por aqui.

Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa, depois do Brasil, Suíça, Grécia (Recife, Locarno e Atenas) e das várias distinções na imprensa cinematográfica internacional, venceu o Prémio Especial do Júri do Festival de Cinema Internacional de Madrid, que encerrou no sábado com uma homenagem a Manoel de Oliveira.

Resta é saber se por cá, além do circuito dos festivais, os filmes portugueses vão, finalmente, fazer parte constante das exibições nas salas de cinema.

Notícias relacionadas:
NY Portuguese Short Film Festival em Lisboa
“Pára-me de Repente o Pensamento” em festivais internacionais
Cinema português em destaque na 1ª edição do Filmadrid
Cinema português pelo mundo
Cinema Português em retrospectiva no Harvard Film Archive
João Viana em Cannes

 (e depois há aquela vez em que perdemos a cabeça e demos 10/10 a um filme português!)

Lúcia Gomes

Tem opinião sobre tudo.
É uma perigosa subversiva.
Não gosta de Woody Allen nem de governos de direita.
Adora frio e chuva.