
Portugueses pelo mundo? #2
É verdade. Agora o cinema português «toma» os Estados Unidos da América. De acordo com a Film Society do Lincoln Center, a retrospectiva da obra de Pedro Costa decorrerá de 17 a 23 de Julho, antecedendo a estreia de Cavalo Dinheiro, a 24.
É já a segunda distinção anunciada em Junho, depois de arrebatar Madrid, Pedro Costa chega ao império do cinema.
Nas palavras de Dennis Lim, director de programação do Lincoln Center, “Pedro Costa é um mestre contemporâneo. Simplificando, ninguém faz filmes como ele, seja na metodologia radical seja nos resultados arrebatadores“.
Em Nova Iorque serão exibidos, entre outros, O sangue (1989), Casa de lava (1994) e os filmes que Pedro Costa rodou em torno do Bairro das Fontaínhas, já demolido, e da comunidade cabo-verdiana em Portugal: Ossos (1997), No quarto da Vanda (2000) e Juventude em marcha (2006).
Cabe ainda a Pedro Costa a escolha de algumas das suas referências cinematográficas onde cabem Os verdes anos (1963), de Paulo Rocha, Trás-os-Montes (1976), de António Reis e Margarida Cordeiro, A terra dos faraós (1955), de Howard Hawks, e Os fabricantes do medo (1958), de Jacques Tourneur, são alguns dos filmes seleccionados.
E, a pergunta mantém-se: para quando coisas destas por cá?