Cosmos, filme rodado em Portugal, em competição no Festival de Locarno

Cosmos, filme rodado em Portugal, em competição no Festival de Locarno

cosmos

Este ano, a competir pelo Leopardo de Ouro, está um filme cujos cenários irão certamente parecer familiares a quem conhece Sintra, Covilhã e Mafra. Cosmos, filmado integralmente em Portugal, é da autoria do realizador polaco Andrzej Zulawski e foi seleccionado para o Festival de Cinema de Locarno, onde terá a sua estreia mundial.

Victoria Guerra protagoniza esta adaptação da obra homónima de Witold Gombrowicz, o escritor polaco mais importante do século XX, juntando-se a um elenco composto por nomes do cinema francês, como  Sabine Azema, Jean-Francois Balmer e Jonhathan Genet, e Ricardo Pereira e António Simão

Este “thriller tecido de pequenas coisas” , como o descreve Zulawski, marca o regresso a Locarno do polaco no papel de realizador desde 1981, ano em que Possessão foi exibido fora de competição. Também Paulo Branco, que está encarregue da produção – não está sempre? – retorna ao festival onde em 2011 foi Presidente do Júri.

O Festival de Cinema de Locarno, que vai já na sua 68ª edição, decorre este ano entre os dias 5 e 15 de Agosto.

Cosmos é uma co-produção da Alfama Films e da Leopardo Filmes, com a participação do Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, do ICA e da RTP

Jorge De Almeida

Licenciado em Comunicação e Cultura, escreve habitualmente para várias publicações online. É editor e “manda bitaites” musical do Arte-Factos, colabora com a Charivari, crítico musical do sítio Ultraje, director da Controller Issue e foi jornalista no Diário de Notícias.

Facebook Twitter