Antevisão da 9ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa

Antevisão da 9ª edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa

motelx_motelx_2015

Ninguém aqui está esquecido e já se ouve o afiar das facas: o terror está a chegar e nem estamos a falar dos cartazes para as eleições legislativas de 2015.

A 9ª edição do MOTELx vai decorrer em Lisboa, de 8 a 13 de Setembro, e promete. O programa integral ainda não está disponível, mas já se sabe que Roger Corman é presença (de peso) confirmada.

Estreou-se em 1954 na realização com The Monster from the Ocean Floor. Do mesmo ano, The Fast and the Furious, passado no mundo das corridas de automóveis. Durante os 15 anos seguintes, Roger Corman foi a força motora da American International Pictures (AIP) onde surgiu, por exemplo, o talentoso Mr. Jack Nicholson.

Neste período, os seus filmes dominavam o circuito dos drive-ins e das grindhouses com Bucket of Blood, Sorority Girl, The Trip e Rock all Night. Contando com actores clássicos como Vincent Price, Boris Karloff, Barbara Steele ou Peter Lorre, Corman ofereceu também ao terror alguns dos seus clássicos como The Mask of Red Death, House of Usher e The Raven.

Actualmente, Roger Corman é uma figura reverenciada em todo o mundo. Os seus “ex-alunos” são os primeiros a fazê-lo, por isso é normal vê-lo aparecer fugazmente em filmes como The Godfather II, The Howling, The Silence of the Lambs ou Apollo 13. Hoje produz filmes de baixo orçamento para canais de televisão como o Syfy e está a caminho de Lisboa.

The Visit, a mais recente longa-metragem de M.Night Shyamalan, fará a abertura da secção Serviço de Quarto, apresentando ainda Turbo Kid, de Anouk Whissell. Shyamalan é o realizador de Sexto Sentido, A Vila, Sinais, A Senhora da Água, entre outros e um dos produtores da série Wayward Pines. Recorda aqui o nosso artigo sobre o trabalho do realizador.

Em paralelo, durante os seis dias do festival MOTELx (sim! o festival ganha um dia!), o público poderá ainda assistir ao lançamento do Livro de Contos de Terror MOTELx, com textos inéditos do cantor Adolfo Luxúria Canibal e do escritor Afonso Cruz.

Da programação também fazem parte as exposições “Os Monstros Clássicos do Terror” e “Psycotic Women”, assim como workshops de caracterização com Dave Bonneywe e Rita Anjos.

Uma das grandes novidades deste ano diz respeito ao Prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa. Agora com o patrocínio do canal televisivo MOV, o galardão premiará o vencedor com cinco mil euros, o maior valor monetário atribuído a curtas-metragens em Portugal.

Haja terror, e bom, à solta. Esperamos o cartaz. Entretanto, toda a informação já disponível pode ser consultada aqui.

Lúcia Gomes

Tem opinião sobre tudo.
É uma perigosa subversiva.
Não gosta de Woody Allen nem de governos de direita.
Adora frio e chuva.