'Canções do Norte' em exibição nas salas portuguesas

‘Canções do Norte’ em exibição nas salas portuguesas

cancoesdonorte

A Coreia do Norte é uma espécie de ilha isolada, social e culturalmente, do resto do mundo, e as forças que oprimem qualquer tipo de comunicação com o exterior não nos permitem, a nós, ter uma ideia legítima do que é ser norte-coreano. Nos últimos tempos, tem havido alguma aproximação a este país, culminando no mediatismo de The Interview, o satírico filme de James Franco e Seth Rogen; mas mais recentemente, temos Canções do Norte, já em exibição nas salas habituais.

A sul-coreana Soon-Mi Yoo, motivada pela falta de um documentário que apresentasse a Coreia do Norte sem subterfúgios propagandistas ou ideias políticas pré-concebidas, propôs-se a descobrir a cultura e a vida quotidiana dos seus cidadãos, através de um registo em forma de diário: algo como uma colagem de diferentes vinhetas, entrelaçando segmentos culturais do Estado com momentos captados pela sua lente. O resultado, um esforço muito aplaudido pela crítica internacional, é um documentário singular sobre o país e as suas pessoas, uma lufada de ar fresco para quem se interessa pelo tema.

O documentário conta também com a co-produção da portuguesa Rosa Filmes, em parceria com o historiador de cinema americano Haden Guest.

Alexandre Junior

Interesso-me por muitas coisas. Estudo matemática, faço rádio, leio e vou escrevendo sobre fascínios. E assim o tempo passa.

Facebook