Sunn O

Sunn O))) anunciam novo disco

Sunn O

©Peter Beste

Ainda a sofrer de stress pós-traumático por causa do ronco cavernoso dos amplificadores de Stephen O’Malley no Amplifest? Então é melhor tomarem qualquer coisa porque em Dezembro sai o tão aguardado novo álbum dos Sunn O))).

Sejamos honestos: no papel a colaboração com Ulver prometia ser a melhor coisa desde que os “inserir banda de power metal” decidiram arrumar as botas. Infelizmente tal profecia não se concretizou. No entanto, é já daqui a dois meses que O’Malley e companhia lançam o sucessor do monumental Monoliths & Dimentions, lançado há seis anos (já?) e, ainda que precedido de um trabalho que parece ter ficado aquém das expectativas, só temos razões para estar ansiosos.

Intitulado Kannon, o novo disco reúne esforços maiores dos nucleares Stephen O’Malley e Greg Anderson, mas também de Attila Cshiar, que já os acompanha há algum tempo, de Rex Ritter , Oren Amb, e Steve Moore. Mais uma vez, o Master Musician of Bukkake Randall Dunn dá o seu toque de midas na produção.

O conceito do disco vai ao encontro de Kannon (ou Guanyin), entidade admirada na Ásia Oriental. Traduzido à letra significa algo como “observar os sons/gritos do mundo” e está associada, como o budismo bodhisattva, à compaixão – sim, fomos à wikipédia. O disco conta ainda com um texto e apontamentos assinados por Aliza Shvartz, crítica e filósofa, onde esta explora o conceito do disco relacionando-o com o modus operandi da banda.

Com artwork a cargo de Angela LaFont Bollinger, Kannon sai a 4 de Dezembro – pela Southern Lord, naturalmente – e assumirá os formatos de LP Gatefold, CD e digital. Haverá ainda uma edição limitada em vinil branco a sair na Black Friday de 27 do mesmo mês.

Ricardo Almeida

Nasceu em 89, não gosta de futebol e tem Demis Roussos como líder espiritual.