LEFFEST - Nanni Moretti, Bruno Ganz e Ivry Gitlis

LEFFEST – Nanni Moretti, Bruno Ganz e Ivry Gitlis

logo_leffest_2015_azul

É um dos mais aclamados, controversos e ecléticos realizadores italianos das últimas décadas. Capaz de circular entre a sátira política corrosiva, o lado burlesco de Roma ou as tragédias familiares mais avassaladoras. Globalmente com um sentido de humor precioso, foi com algo bem diferente que ganhou a Palma de Ouro de Cannes. Com um dramalhão e as muitas lágrimas de O Quarto do Filho. Nanni Moretti é o homem de quem se fala. É convidado de honra da edição deste ano do Lisbon & Estoril Film Festival. Vem apresentar o novo Mia Madre, um dos filmes de abertura do certame.

Não vem sozinho. Na lista de confirmações agora anunciada está também Bruno Ganz. É um dos grandes actores do cinema europeu e colaborou com cineastas como Wim Wenders ou Jonathan Demme. Seja como for, numa carreira com mais de 50 anos, o papel mais destacado e marcante será talvez o de Adolf Hitler, em A Queda. Estará no festival a propósito da antestreia nacional de Amnesia.

Ao cineasta italiano e ao actor alemão, junta-se o violinista Ivry Gitlis. Irá tocar numa das sessões paralelas do LEFFEST.

O Lisbon & Estoril Film Festival 2015 decorre de 6 a 15 de Novembro.

João Torgal