Cinemateca homenageia José Fonseca e Costa

Cinemateca homenageia José Fonseca e Costa

SemSombraDePecado

Em sessão de Homenagem a José Fonseca e Costa, falecido no passado dia 1 de Novembro, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema apresenta o seu filme Sem sombra de Pecado, um dos títulos mais conhecidos do realizador. A estreia mundial decorreu no Festival de Cannes em Maio de 1983, tendo o filme sido seleccionado para a Quinzena dos Realizadores.

Escrito por Mário de Carvalho e José Fonseca e Costa a partir do conto E Aos Costumes Disse Nada, de David Mourão-Ferreira (integrado no livro Gaivotas Em Terra), Sem sombra de Pecado é um drama de época – cuja acção decorre na cidade de Lisboa em 1943, com a II Guerra Mundial em pano de fundo – que conta a história de Henrique, um jovem oriundo da alta burguesia a prestar serviço militar que começa a receber telefonemas de uma mulher misteriosa. Seguem-se uma série de encontros que permitem a Henrique descobrir as semelhanças entre as estratégias e tácticas no amor e na guerra.

O filme conta com a participação de Victoria Abril e Mário Viegas (os protagonistas) e ainda de Isabel de Castro, João Perry, Armando Cortez e Lia Gama. Jasmin de Matos é o autor da cenografia e guarda-roupa e a fotografia é um dos primeiros trabalhos do premiado Eduardo Serra.

A sessão decorre no dia 4 de Novembro, pelas 21h30, na Sala M. Félix Ribeiro, com entrada livre.

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook