RTP 2 exibe o cinema de Yasujirō Ozu

RTP 2 exibe o cinema de Yasujirō Ozu

yasujiro-ozu-higanbana-a-flor-do-equinocio

Durante este mês de Novembro, e começando já hoje, a RTP 2 dedica o seu programa de Sábado “Já Vi Este Filme” ao cinema de Yasujirō Ozu, estreando-os em televisão.

A sua carreira nem sempre se pautou pelo estilo que, mais tarde, o reconheceria mundialmente: um cinema lento, geométrico, e distanciado das suas personagens, como se não lhes quisesse dar protagonismo; pelo contrário, no início da sua actividade como realizador, chegou a filmar comédias e filmes de acção.

No entanto, a RTP 2 vai recuperar quatro das suas mais emblemáticas obras, já numa outra fase da sua carreira, começando com a que é, provavelmente, a sua obra prima: Viagem a Tóquio (Tokyo Story, 1953). Aqui, a narrativa leva um casal idoso a visitar os seus filhos na capital nipónica, sendo que estes não os recebem com especial entusiasmo. Segue-se, então, uma espécie de retrato da separação entre as gerações, e uma óptima amostra do estilo visual, muito particular e icónico, de Yasujirō.

Nos Sábados seguintes, temos A Flor do Equinócio (Higanbana, 1958), O Fim do Outono (Late Autumn, 1960), e O Gosto do Saké (An Autumn Afternoon, 1962). Todos os filmes, como tem sido hábito neste programa da RTP 2, são precedidos e concluídos com um breve comentário à responsabilidade de personalidades ligadas ao filme, ou ao cinema. No caso de Tokyo Story, foram convidados Joaquim Leitão e Rita Durão.

Alexandre Junior

Interesso-me por muitas coisas. Estudo matemática, faço rádio, leio e vou escrevendo sobre fascínios. E assim o tempo passa.

Facebook