"Crater" de Daniel Menche & Mamiffer já disponível

“Crater” de Daniel Menche & Mamiffer já disponível

Mamifer & Daniel Menche

O que acontece quando dois titãs da experimentação se juntam?

Aaron Turner começou por ser apenas uma espécie de músico contratado em Mamiffer, a banda liderada pela sua mulher Faith Coloccia. Desde que os ISIS terminaram, Turner tem-se dividido entre vários projectos como Old Man Gloom, Sumac, Mamiffer (desta vez como membro “a sério”) e a Sige Records. 

Particularmente activos nos últimos anos, tendo editado álbuns colaborativos com Locrian e Circle e splits com vários nomes ligados à Sige Records, os Mamiffer acabam de editar Crater, um disco onde colaboram com Daniel Menche.

Em entrevista à noisey Aaron Turner explicou que os Mamiffer cruzaram-se com Daniel Menche pela primeira vez exclusivamente por causa de um interesse comum por determinados tipos de música e de uma obsessão por field recordings. Entretanto acabaram por ficar bons amigos e têm colaborado em várias remisturas, vídeos, performances e gravações.

Crater, tem origem numa colaboração que já dura há alguns anos e o resultado é uma amálgama entre a abordagem dos Mamiffer e as deambulações noise de Menche, acompanhada de field recordings capturados em caminhadas frequentes que os três fazem pelas montanhas e florestas da zona onde vivem. Com ênfase nas texturas e na densidade, Crater mostra-nos uns Mamiffer ainda mais virados para sonoridades ambientais.

Apesar de estruturado e, de alguma forma, melódico, em Crater não vamos encontrar com frequência as linhas de piano que pareciam ser o elemento central de Mamiffer em discos como em Hirror Enniffer ou Mare Decendrii. Crater é, como seria de prever, um registo essencialmente atmosférico e está disponível em CD e Cassete na Sige Records.

[vimeo 143268598 w=500 h=281]

Ricardo Almeida

Nasceu em 89, não gosta de futebol e tem Demis Roussos como líder espiritual.