Abertas as Inscrições para o Curtas Vila do Conde 2016

Abertas as Inscrições para o Curtas Vila do Conde 2016

VilaDoConde

Estão abertas as inscrições de filmes para a 24ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorrerá nos dias 9 e 17 de julho de 2016.

Em 2016, a estrutura das competições será semelhante às edições mais recentes do festival: Competição nacional, internacional, experimental, vídeos Musicais, Curtinhas e Take One! O Curtas Vila do Conde admite, para as diversas competições, animações, documentários, ficções, filmes experimentais e vídeos musicais, em película (16mm e 35mm) ou digitais (DCP ou ficheiros vídeo), produzidos em 2015 ou em 2016, de duração inferior a 60 minutos (salvo exceções assinaladas).

A Competição nacional apresenta-se como uma montra da mais recente produção portuguesa, enquanto a Competição internacional apresenta um conjunto de filmes de assinalável diversidade temática e geográfica. Por sua vez, a Competição experimental integra curtas que evidenciam novas abordagens à imagem em movimento.

Na Competição de Vídeos musicais, que desde 2014 passou a aceitar exclusivamente trabalhos nacionais, poderão ser inscritos vídeoclipes de bandas ou artistas de origem portuguesa ou produzidos por autores portugueses.

Reservada a filmes de escola, a Competição Take One! aceita filmes realizados por alunos de nacionalidade portuguesa ou inscritos em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou cursos de cinema no estrangeiro. A Competição Curtinhas, também dedicada à formação de públicos, integra filmes para crianças e jovens.

As inscrições de filmes nas competições Internacional, Experimental e Curtinhas decorrem até 8 de Abril de 2016, enquanto para a competição Nacional, Vídeos Musicais e Take One!, o prazo estende-se até 23 de Maio de 2016. O custo de inscrição é de 7 euros até 15 de Janeiro, aumentando para 9 euros entre 16 de Janeiro e 15 de Março. Depois dessa data, o custo é de 12 euros. No caso da competição Take One! a inscrição é gratuita.

Na edição de 2015, foram inscritos no festival 2034 filmes.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook