Cinema português em Torino

Cinema português em Torino

RaboDePeixe

A curta metragem documental O Nome Dela, de Pedro Lino, estará em estreia na 33ª edição do Festival de Cinema de Torino, que decorre de 20 a 28 de Novembro. O Nome Dela, uma encomenda do Museu de Arte Contemporânea de Calasetta, sendo uma coprodução entre Portugal (Ukbar Filmes), Itália (Fondazione MACC) e o Reino Unido (Beyond Entropy) foi filmado na Sardenha e segue a história de Gesuino, um antigo pastor que sempre viveu sozinho numa ilha remota. Agora com 88 anos, acompanhamo-lo na sua vida frugal enquanto ele nos fala sobre a solidão, a família e o amor, de uma forma honesta e desarmante. O filme será exibido na secção ITALIANA.CORTI.

John From, de João Nicolau, integra a secção competitiva do festival, cuja selecção internacional de documentários inclui ainda os filmes Rabo de Peixe, de de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, e Gipsofilia, de Margarida Leitão, que terá a sua estreia internacional.

A obra coletiva Aqui, em Lisboa será exibida na secção não competitiva ONDE 2015. Realizado a convite do IndieLisboa a propósito da celebração do décimo aniversário do festival,trata-se de um trabalho conjunto de quatro realizadores – Dominga Sotomayor, Marie Losier, Denis Côté e Gabriel Abrantes – que apresentam quatro visões diferentes da cidade de Lisboa, passando pelos registos da ficção, do documentário, da comédia ou do fantástico.

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook