GUIÕES 2015 - Os vencedores

GUIÕES 2015 – Os vencedores

guiões1

Foram anunciados, numa cerimónica decorrida no Cinema São Jorge, em Lisboa, os vencedores da segunda edição do GUIÕES – Festival Internacional do Guião Cinematográfico de Língua Portuguesa, que em apenas duas edições recebeu um total de 440 candidaturas. O elevado número de trabalhos enviados é ilustrativo da elevada quantidade de criativos de Língua Portuguesa espalhados pelo mundo, destacando-se o Brasil e Portugal como os países mais representados.

Do programa da cerimónia fizeram parte a apresentação Fernando Pessoa Argumentista de Cinema (apresentado por Cláudia Fischer investigadora e autora do livro “Argumentos para Filmes, Fernando Pessoa”), pitchings dos Projectos Finalistas, a apresentação de Oficinas de Criação de Personagens com Marcelo Starobinas e um debate com vários representantes da indústria cinematográfica de Língua Portuguesa.

Nesta semana entre 22 e 28 de Novembro decorrerão ainda em Lisboa uma série de Oficinas promovidas pela equipa do GUIÕES, para desenvolvimento das aptidões de escrita cinematográfica. Mais informações em www.guioes.com/oficinas

O período de candidaturas para o GUIÕES 2016 terá início no primeiro trimestre de 2016. Este ano, os vencedores foram então os seguintes:

1º Lugar – Iuli Gerbase, com o guião Mergulhos (Brasil)
2º Lugar – Danilo Godoy, com o guião Sobrevoos (Brasil)
3º Lugar – Bruna Grotti, com o guião Batismo em Águas Rasas (Brasil)
Prémio Olhar de Cinema / Curitiba_Lab – Dov Zylberman, com o guião Galatea (Brasil)

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook