Comic Con Portugal 2015

Comic Con Portugal 2015

CC15_1

Perto de 54.000 pessoas passaram pela Comic Con Portugal 2015, entre os dias 4 e 6 de Dezembro, registando um estrondoso aumento face à primeira edição, na ordem dos 21 mil visitantes. A Comic Con é sobretudo um evento de cultura pop, o maior e mais transversal, que toca nas mais expressivas áreas de cultura contemporânea: do cinema à banda desenhada, dos videogames às series de televisão.

Foram três dias de muito cosplay (espreita as fotos no nosso Instagram), em que se sentiu o enorme empenho por parte dos cosplayers e desmedido carinho dos demais. A cada momento, uma paragem para tirar mais uma fotografia, um elogio ao rigor e ao empenho, e um olhar de orgulho alheio. E, claro, o constante «no próximo ano venho assim!».

As monstruosas salas da Exponor encheram-se de expositores de merchandising, de ilustradores, de artesãos – todos num verdadeiro espírito de partilha e unidos pela possibilidade de mergulhar um pouco mais neste ou naquele universo. Não faltou entretenimento, desde campeonatos de jogos de tabuleiros e de consolas (sim, jogámos na Nintendo e o seu Super Mario Bros. lançados em 1985!), a máquinas de arcada e uma realista casa de terror onde fomos perseguidos por um exército de zombies (que medo!).

CC15_2

Com a estreia do Star Wars à porta, este foi uma das grandes presenças na Comic Con. A 501st Legion – o grupo oficial de cosplayers da série – assinalou a sua presença com paradas encabeçadas pelo “próprio” Darth Vader e os seus stormtroopers, para além de uma réplica da nave Tie Fighter em “tamanho real”. E por falar em veículos icónicos, destacou-se ainda a presença do DeLorean, protagonista da saga Regresso Ao Futuro, que chegou aos cinemas há 30 anos.

Pelos auditórios passaram ainda grandes nomes como o lendário actor John Noble ou as protagonistas de American Pie, Tara Reid e Shannon Elizabeth, e ainda actores da série Teenwolf e Once Upon A Time. Quer nos auditórios, quer nas sessões de autógrafos, todos se mostraram permanentemente entusiasmados e afáveis com público português, que tanto os acarinhou. Aliás, prova disso foi o impulso de Shannon Elizabeth que desceu da mesa de onde falava para junto do público que a ouvia sentado, para conversar e responder às tantas perguntas que lhe colocavam.

CC15_3

O balanço deste evento não podia ser mais positivo. Para além da evidente vaidade de se realizar na nossa cidade, sentimo-nos extremamente felizes por termos participado neste mega-evento que assenta em sólidos valores de partilha, comunhão e muita harmonia. Caros amigos da organização: contem connosco em 2016!

Reportagem: Carolina Cláudio e Isabel Leirós

Arte-Factos

Webzine portuguesa de divulgação cultural. Notícias, música, cinema, reportagens e críticas. O melhor da cultura num só lugar.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube