
Jacco Gardner no Centro Cultural Vila Flor (23/01/2016)
Uma curta digressão europeia trouxe Jacco Gardner de volta a Portugal e o concerto teve Guimarães como pano de fundo, data única no nosso país versus nove datas em Espanha, aqui ao lado. O álbum Hypnophobia, de 2015, deu o mote aos concertos, e o universo pop-barroco do Holandês justificou a lotação esgotada do café-concerto do Centro Cultural Vila Flôr, um espaço com uma programação de elevada qualidade com entradas a €3 apenas. E depois ainda há quem diga que nunca se passa nada fora de Lisboa e Porto…
O psicadelismo tomou conta dos instrumentos e do grande ecrã do palco, numa viagem revivalista das décadas de 60 e 70. Jacco está cada vez mais identificado com essa época, exibindo um bonito cabelo comprido e uma atitude muito serena. Sabe que são os fãs que sustentam a sua carreira – e reservou o pós-concerto para dois dedos de conversa com estes – e percebe o quanto o público português adora recebê-lo.
Em concerto explorou vários momentos da sua (curta) discografia. “Clear The Air” e “Find Yourself” foram momentos maiores da noite, este último já encore fortemente aplaudido pelo público. Jacco Gardner é uma das promessas da música europeia. É quase impossível olhá-lo em palco e não ver o carisma de uns jovens Syd Barrett ou David Gilmour, tantas vezes apontados como sua inspiração.