Oficina “Adaptação Criativa” com Josefina Trotta

Oficina “Adaptação Criativa” com Josefina Trotta

Guioes

A organização do Guiões promove, nos próximos dias 15, 17, 22 e 25 de Março, uma nova oficina prática dedicada ao tema Adaptação Criativa. As quatro sessões decorrem das 19h às 22h no Hotel D. Carlos Park (Sala Rainha Dona Amélia), em Lisboa. A partir da seleção de notícias e/ou personagens de jornais e revistas, os participantes irão desenvolver uma historia que dará origem a um argumento para uma curta-metragem.

Após a escolha do facto ou personagem da vida real previamente seleccionada, o participante será guiado através de exercícios de escrita – relacionados com o processo criativo de adaptação, criação de personagens e estrutura – fazendo um percurso desde a ideia inicial até ao guião.

A formadora, a argentina Josefina Trotta, estudou guionismo para cinema e televisão na Universidade da Califórnia e trabalha, desde 2014, como guionista profissional, com actividade na Argentina e no Brasil. Encontra-se de momento a trabalhar nas adaptações cinematográficas dos livros A luz do índico, de Francisco José Viegas (projecto do realizador Marcelo Machado) e O livro dos Prazeres, de Clarice Lispector (para a realizadora Marcela Lordy). Está ainda a trabalhar na escrita de um argumento original.

A oficina tem um custo de 95 Euros por pessoa (IVA incluído). Para mais informações e/ou inscrições, os interessados devem contactar a equipa organizadora através de email, da respectiva página de Internet ou através do Facebook.

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook