FESTin 2016

FESTin 2016

Touro

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – certame que celebra a língua portuguesa no cinema através da revelação de novos talentos da produção cinematográfica lusófona e do fomento da interculturalidade, inclusão social e intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa – estará de volta ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 7 a 11 de Maio. Ao contrário das edições anteriores, a 7ª edição do festival homenageará não um único país mas todos os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste. Serão exibidos serão exibidos 74 filmes oriundos dos nove países da CPLP.

Para além das secções competitivas de longas, curtas e documentários, o festival comporta ainda as já tradicionais secções paralelas, como a Mostra de Cinema Brasileiro (longas e curtas-metragens), a Mostra de Inclusão Social, o FESTin+ (ciclo de cinema dedicado à terceira idade) e a Festinha (dedicada ao público mais jovem). Esta 7ª edição tem como principal novidade o FESTin Arte, uma secção dedicada a um cinema mais alternativo e experimental. Haverá ainda uma homenagem aos 20 anos da CPLP.

O festival arranca a 4 de Maio com a estreia de Cartas de Amor são Ridículas, um trabalho da cineasta brasileira Alvarina Souza e Silva inspirado num poema de Fernando Pessoa. O filme abre a Competição de Longas, que inclui um total de 15 filmes, onde se destacam o cabo-verdiano Zenaida, de Alexis Tsafas e Yannis Fotou e a co-produção luso-brasileira, Histórias de Alice, de Oswaldo Caldeira. Na competição de documentários, destaca-se O Touro, obra de Larissa Figueiredo estreada no festival de Roterdão, com a participação de Joana de Verona.

Os bilhetes estão já disponíveis através da Ticketline e na bilheteira do Cinema São Jorge.

A programação completa pode ser consultada na página do festival.

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook