A TRAÇA - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares em Lisboa

A TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares em Lisboa

Traça

A Traça – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares regressa hoje ao Bairro do Castelo em Lisboa, comunidade que acolheu a sua primeira edição. Trata-se de um projeto do Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca que promove a recolha de filmes amadores, privados e de família, que ao longo do tempo foram feitos na cidade de Lisboa. São filmes misteriosos, muito puros e diretos, que permitem acompanhar, através de histórias íntimas, a história da cidade ou do país. O objectivo da mostra deste ano é o de descobrir a história moradores do Bairro do Castelo, contada na primeira pessoa, a partir da projeção de filmes e outras imagens.

A Casa da Achada (situada na Rua da Achada, 11) e o Grupo Desportivo do Castelo são os parceiros desta iniciativa que começa pelas 15 horas com uma subida ao Bairro do Castelo com quem lá vive(u), uma visita orientada por leituras que associam cada lugar real a um outro, imaginado.

Pelas 17 horas, no Grupo Desportivo do Castelo (Rua do Recolhimento, 51), segue-se a apresentação de um mapa imaginário, construído com as pessoas do bairro, a partir das suas memórias, das imagens, das suas histórias e sonhos, resultado de uma dinamização que contou com a orientação de António Brito Guterres. Este mapa imaginário será o ponto de partida para uma conversa aberta sobre o presente do Bairro, com a participação da Casa da Achada e da Associação Há Castelo.

A participação é livre e não necessita de marcação prévia.

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook