Curtas Vila do Conde 2016 - Antecipação

Curtas Vila do Conde 2016 – Antecipação

VilaDoConde

A 24ª edição Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que conta com as habituais secções de competição – Nacional, Internacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! e Curtinhas – volta a apresentar o melhor do cinema contemporâneo, provando que a curta-metragem continua a ser um formato de excelência e de experimentação.

A Competição Nacional apresentará obras de autores consagrados e de cineastas estreantes em dezasseis filmes que provam que o cinema português se renova de forma constante. A selecção oficial integra trabalhos de realizadores com historial em Vila do Conde, como Leonor Noivo, Gabriel Abrantes, André Santos e Marco Leão, ou Paulo D’Alva. A Competição Internacional, por seu turno, apresentará uma selecção das melhores curtas-metragens produzidas no último ano, de grande diversidade temática e geográfica. Entre os trinta e oito filmes seleccionados figuram trabalhos de estão autores que regressam ao festival alguns deles premiados), como Jennifer Reeder, Theodore Ushev, Bertrand Mandico, Deborah Stratman, Salla Tykkä, Ben Rivers e Dustin Guy Defa. Ainda na Competição Internacional, será anunciado o prémio para Melhor Curta-Metragem Europeia, que inclui a nomeação para os Prémios do Cinema Europeu organizados anualmente pela European Film Academy.

Confirmando a relevância do cinema experimental no contexto contemporâneo – o festival tem apresentado uma competição específica onde se encontram filmes que desafiam as convenções narrativas e cinematográficas. Nos vinte filmes que compõem a Competição Experimental, encontram-se exemplos das diversas técnicas que o cinema experimental tem usado ao longo de décadas. Regressam, este ano, ao festival, autores paradigmáticos do género como Mike Hoolboom, Daïchi Saïto, Christoph Girardet, Matthias Müller, Siegfried A.Fruhauf ou Jay Rosenblatt.

Novamente dedicada à produção nacional, a Competição de Vídeos Musicais apresentará filmes com uma assinalável densidade cinematográfica. Entre os treze filmes escolhidos, encontram-se bandas e músicos como The Legendary Tigerman, Sensible Soccers, Evols, peixe:avião, Carlão e Os Azeitonas. O melhor vídeo em competição receberá um prémio no valor de 750 euros patrocinado pela FNAC.

Na Competição Curtinhas, um júri composto por 15 crianças votará o melhor filme. Esta secção do festival, conta também com um espaço infantil e várias oficinas, permitindo aos mais novos participarem numa semana de cinema em família. Reservada a filmes de estudantes, a Competição Take One! apresentará uma nova geração de talentos saída das escolas de cinema e audiovisual.

A programação do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorrerá entre 9 e 17 de Julho, será revelada em Conferência de Imprensa, no próximo dia 22 de Junho, às 11h, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

 

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook