Extensões do Curtas Vila do Conde levam premiados a 15 cidades

Extensões do Curtas Vila do Conde levam premiados a 15 cidades

VilaDoConde

Até Outubro, as extensões do 24º Curtas Vila do Conde vão levar alguns dos filmes premiados no festival a 15 cidades portuguesas: Barcelos, Braga, Castelo Branco, Chaves, Coimbra, Leiria, Lisboa, Marvão, Matosinhos, Ponte de Lima, Porto, Santo Tirso, Sardoal, Vila Nova de Famalicão e Vila Real. Os dois programas – ‘Best of Curtas Vila do Conde’ e ‘Curtinhas’ – constituem uma selecção de filmes para adultos e crianças premiados nas diversas competições do festival.

Na sessão ‘Best of Curtas Vila do Conde’ são apresentados António, Lindo António, de Ana Maria Gomes (Prémio BPI + Pixel Bunker para o Melhor Filme da Competição Nacional e Prémio do Público SPA), um documentário que procura saber as razões pelas quais o tio da realizadora, que partiu há 50 anos para o Brasil, nunca mais voltou à sua aldeia; Home de Daniel Mulloy (Prémio de Melhor Curta Metragem Europeia), uma homenagem aos refugiados que chegam à Europa em busca de uma nova vida; e Decorado de Alberto Vázquez (Prémio de Animação da Competição Internacional e Prémio do Público Niepoort), uma espécie de fábula existencialista de humor corrosivo, em que as personagens são animais antropomórficos e, muitas vezes, terríficos e doentios.

Já o programa ‘Curtinhas’, destinado aos mais novos, apresenta uma selecção de filmes exibidos nesta secção do festival onde o júri é composto por um grupo de crianças entre os 6 e os 12 anos. Moom, de Robert Kondo e Daisuke ‘Dice’ Tsutsumi (Prémio MAR Shopping); Moroshka, de Polina Minchenok (Menção Honrosa M/3); e Há Pânico na Aldeia: O regresso às Aulas de Vincent Patar e Stéphane Aubier (Menção Honrosa M/9) são alguns dos filmes que integram essa sessão.

Em Lisboa, a Cinemateca Portuguesa vai receber três sessões especiais dedicadas ao Curtas Vila do Conde. A primeira, a 21 de Julho, apresenta os filmes Setembro, de Leonor Noivo, A Brief History of Princess X, de Gabriel Abrantes e António, Lindo António, de Ana Maria Gomes, com a presença de alguns dos realizadores. No dia seguinte, é exibida uma selecção dos premiados da competição internacional com Limbo, de Konstantina Kotzamani, Decorado, de Alberto Vázquez e From the Diary of a Wedding Photographer, de Nadav Lapid. A 23 de Julho, é apresentado o DVD com as curtas-metragens de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, lançado pelo Curtas Vila do Conde em parceria com a FNAC. Serão exibidos os filmes Parabéns, O Que Arde Cura e Mahjong.

No Porto, a Casa da Animação apresenta uma sessão especial com uma selecção de filmes de animação e o ciclo de cinema Há Filmes na Baixa! exibe alguns dos documentários que integraram o programa do festival.

A 24ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema decorreu entre 9 e 17 de Julho com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

O calendário das sessões pode ser consultado no site do festival.

Edite Queiroz

Nasceu em Coimbra.
Psicóloga. Cinéfila.
Vive em Lisboa.

Facebook